Alemanha e Rússia propõem novo comitê de segurança

Hoje Alemanha e Rússia propuseram um novo comitê de segurança, visando a solucionar crises e conflitos regionais. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Dmitry Medvedev, disseram que o contato constante entre o bloco europeu e o país envolvendo questões de segurança precisa progredir para um nível superior. "Isso deve ajudar a resolver situações difíceis melhor do que no passado", afirmou.

AE/AP - Agência Estado

Medvedev desembarcou na sexta-feira na Alemanha para uma reunião de dois dias com Merkel, na mansão Meseberg, localizada nos arredores de Berlim. Ambos disseram que conversaram sobre vários assuntos, incluindo a crise do euro, a regulação dos mercados financeiros e questões internacionais, como Irã, Afeganistão e Ásia Central.

O novo fórum proposto, denominado Comitê Político e de Segurança da UE-Rússia, deve atuar em nível ministerial, com Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia, e Sergei Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Rússia, no comando, segundo comunicado conjunto divulgado pelos governantes.

O principal objetivo será "estabelecer regras básicas para articular operações civis e militares conjuntas de gestão de crise", acrescentou o documento. O conflito na região do Transdniester, que atormentou Rússia, Ucrânia, Moldávia e a UE por quase duas décadas, pode ser a primeiro caso a ser tratado.

A cooperação "pode incluir um compromisso conjunto entre UE-Rússia, que garantirá uma transição suave da situação presente para um estágio final", de acordo com o comunicado.

publicado por Lord às 20:00 | link do post | comente